FIM DO LIXÃO EM ALEXÂNIA LEVA À DENÚNCIA DE ABANDONO DE CÃES NO LOCAL
O encerramento do antigo lixão de Alexânia foi celebrado por moradores por representar um avanço ambiental e sanitário na área. No entanto, após a desativação do espaço, surgiram denúncias de que mais de 20 cães que viviam no local teriam ficado na região sem estrutura de abrigo e sem destinação definida.
Segundo relatos de protetores de animais e moradores, os cães eram alimentados por voluntários, mas dependiam das estruturas existentes no local para se proteger do frio, da chuva e de outras condições climáticas. Com a retirada dessas estruturas, os animais estariam expostos às intempéries, especialmente em períodos de chuvas recentes registradas no município.
As denúncias apontam a necessidade de uma definição por parte do poder público sobre a situação dos animais, com medidas que garantam alimentação, abrigo e cuidados básicos. Também é cobrada a inclusão dos cães em ações de manejo, atendimento veterinário e possíveis programas de adoção ou acolhimento.